15 janeiro 2016

Corticóide e Superação!


Coisas boas nos acontecem...
Quando a gente acredita, quando a gente tem fé, quando a gente coloca Deus a frente da nossa vida.
Dificuldades todos nós temos, a diferença é que uns assumem, outros disfarçam, uns desistem de lutar e outros lutam por ainda acreditar...
Eu acreditei. Foi difícil, durou tempo. Me senti a pior pessoa do mundo, a mais feia, deformada! 
A depressão fazia parte dos meus dias. Meu coração doía de ansiedade, medo. Mas também havia minha FÉ de que eu superaria aquela fase e voltaria a ser 'normal' . Era final de dezembro de 2012, foi diagnosticado a Cistite Lúpica e a única alternativa seria a dose de ataque de 60mg do corticóide. Minha esperança era grande. Era minha 'arma de combate' . Na época comecei a inchar o rosto sem me dar conta, no início. Entrei janeiro de 2013 com os 'efeitos colaterais' piores que o corticóide poderia deixar. Mas o meu sorriso sempre estava estampado em meu rosto. E foi assim!!! Não vou me prolongar na história pois minha intenção hoje é mostrar que TUDO É POSSÍVEL. E deixar minha mensagem pra quem está passando por este momento de 'doses altas desse remedinho' que nos ajuda em umas partes, e nos prejudica em outras.  
A mensagem que deixo acima é exatamente sobre isso. Acreditar nas coisas boas. Ter fé. Colocar Deus acima de tudo sempre. Temos nossas dificuldades com o Lúpus, e as outras doenças que ele carrega junto, mas se desistirmos no primeiro obstáculo será pior pra nós. Não estou pedindo para assumirem as dificuldades, mas passar por elas com nossos 'disfarces' como o sorriso, a esperança e a fé... 
Deixo a foto abaixo com as datas. Ela fala por si só!!! Hoje tomo 5mg de corticóide. Lembro que na época riam de mim ( pessoas mal informadas, maldosas.) Mas eu SUPEREI E VENCI!
#Lúpus #Corticóide #Inchar #Dores #Sofrimento #Fé #Força #Superação  ♡ 

________________________________________________________

Sobre o Corticóide:
Os corticoides são medicamentos usuais na medicina, sendo especialmente utilizados em processos inflamatórios e imunitários. Apesar de existirem vários medicamentos corticoides, o fármaco mais utilizado nesta classe é a prednisona.
Os corticoides são medicamentos que reproduzem o efeito do cortisol, hormona produzida naturalmente nas glândulas suprarrenais. Níveis normais desta hormona têm uma ação essencial para a saúde do organismo, tendo funções metabólicas, funções cardíacas, participando ainda na cicatrização, no sistema imunitário, no crescimento, entre outras. O cortisol é uma hormona de stress, vendo a sua produção aumentada sempre que existe uma situação de stress físico. Cirurgias, lesões ou infeções, são exemplos de situações em que há uma situação de stress físico, sendo por isso necessário uma maior disponibilidade de energia no organismo de maneira a responder a essas situações. Dessa forma, o cortisol irá aumentar essa disponibilidade e elevar a pressão arterial. Existem vários corticoides sintéticos, entre os quais a dexametasona, metilprednisolona, prednisolona, hidrocortisona, beclometasona, e ainda, a droga mais utilizada, a prednisona. É importante referir que qualquer um dos corticoides sintéticos, à exceção da hidrocortisona, tem mais potência que o cortisol natural.
Fonte: www.mdsaude.com 

Um comentário:

  1. Olá,Ana Paula,tudo bem?
    Eu também tenho Lúpus,descobri aos 17 anos d idade,atualmente tenho 35,estou com o lúpus em remissão há 11 anos,e faço uso contínuo do corticóide ao longos desses 11 anos,numa dosagem baixa,5mg,mas ainda assim vivo acima do peso e inchada,não sei o que acontece,como pouco e ainda assim meu peso não para de subir,isso me deixa muito triste,infelizmente nunca consegui ficar sem o corticóide,o lúpus volta com força se paro de tomar o medicamento,todos os médicos falam que não é culpa do corticóide eu estar acima do peso,mas discordo,pois minha alimentação é regrada,ainda assim meu peso dispara na balança a cada dia,não tenho problemas d hormônio,nem de tireóide,então não tem outra explicação,cada organismo é único,pelo menos eu sinto que o único culpado do meu peso é sim o corticóide,não é átoa que vivo cheia de acne,ematomas e problemas no intestino,esse medicamento é um mal que não desejo pro meu maior inimigo,ele afeta não só a aparência fisíca,mas o psicologico também.

    ResponderExcluir

Aprendendo com o Lúpus © Copyright 2015 - 2017. - Versão Lovely. Ilustração Angie Makes. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.