08 abril 2018

Voltando no tempo- como tudo começou


Era uma vez uma menina cheia de vida, serelepe, inteligente, delicada, amiga fiel. Ana é o nome dela. 
A vida de Ana nunca foi 'um mar de rosas', mas ela sempre teve tudo o que seus pais poderiam fazer para deixá-la feliz. Na escola era tida como mimada pois era a 'filha da professora' , o que com o tempo e a simplicidade que ela tinha no coração foi mudando a opinião dos colegas e conquistando a amizade de todos. Sempre foi muito estudiosa e dedicada. Dor não fazia parte dos dias dela. Coisa boa!!!! Ana se formou no ensino fundamental e médio, foi crescendo, os sonhos foram aumentando, a cabeça dela era um turbilhão de planos e ideias para seu futuro. 
Em 2004 passou pra faculdade de História. Iria cursar uma faculdade e ter sua independência.Esse era o sonho dela. Que seguia de especializações na área de pesquisa e arqueologia, junto com metas de viagens pelo mundo. Como a faculdade não ficava na cidade de Ana, ela foi morar com sua tia na cidade da mesma, podendo junto trabalhar e conciliar os estudos. Foi a largada pra sua independência, assim pensava a menina sonhadora. De uma vida corrida, com direito a baladas, festinhas e a faculdade, Ana teve dois anos de pura liberdade financeira e pessoal. Devido à quantidade de compromissos, ela visitava pouco a sua família, seu pai e sua mãe. Mal sabia ela o que o seu futuro tinha lhe reservado. O pai de Ana já no ano de 2005 estava muito mal, com um enfisema pulmonar sendo tratado em casa pois nada mais poderia ser feito para reverter sua situação. Ana nem imaginava que o caso de seu pai era esse. E que logo logo tudo iria cair, desmoronar... Principalmente o seu próprio mundo, a sua vida, os sonhos, os planos.  O ano de 2006 iniciou com muita alegria e alguns sonhos realizados, como o piercing no umbigo e a espera do início do 5° semestre da faculdade. Porém, algo inesperado aconteceu. E a história dela teve seu rumo e destino mudados da noite pro dia... 

PS: Confesso que voltar ao passado dessa forma mexeu fundo com meus sentimentos. Incrível isso não?! Recordar é viver, porém recordar também é sofrer. 

Ana foi surpreendida por uma doença repentina e aparentemente inexplicável , que, em fevereiro de 2006, após doze dias de internação no Hospital Santa Cruz, com investigação e laparotomia diagnóstica inconclusiva, apresentou agravamento de seu quadro clínico, tornando-se necessária sua transferência para a UTI do Hospital Santa Rita, de Porto Alegre. Ana chegou ao hospital com choque séptico e falência orgânica múltipla. A partir desse momento, foram necessários meses de internação, com diagnóstico de doença inflamatória crônica (Crohn), agravado por trombose de veia cava e ilíacas bilaterais.
Neste momento tão delicado muita gente da cidade da Ana e de outras também, testemunharam toda essa jornada, mobilizando-se sempre com orações, palavras de conforto e de fé e, na época, com campanhas em auxílio às despesas hospitalares, que ultrapassaram as condições financeiras da família. Foram necessárias muitas internações em Porto Alegre, além de acompanhamento constante, com uso de medicamentos e exames laboratoriais. E não foram poucas as vezes em que, no laboratório, foi quase impossível encontrar veias para a coleta de sangue, pois os braços, já roxos, evidenciavam o seu excessivo desgaste. 
Tudo era 'novo' 'assustador' e sem entender nada, a menina que sonhava demorou para acreditar que há poucos dias atrás ela era uma pessoa 'normal' e feliz. E assim, Ana teve sua vida reprogramada, mudada, e ela teve que aprender a conviver com dores diárias e horríveis e a aceitar passiva as várias internações hospitalares para acompanhar sua rotina... 
Certa vez Ana escreveu para a sua heroína( a mãe Loiva)  uma carta onde dizia o seguinte:  "Mãe, quem diria que há alguns anos atrás nossa vida seria essa? Uma vida que, de uma hora para outra, virou de ponta cabeça e mudou todos os nossos planos e sonhos".  As linhas que ela redigiu não dão nem metade da dimensão que é a sofrida, porém linda história dessa dupla ( Loiva sua mãe e Ana). Depois de dias de angústia e espera, os médicos ainda não foram capazes de oferecer um diagnóstico conclusivo: informaram a ela que suspeitavam que Ana tinha a Doença de Crohn (doença inflamatória séria do trato gastrointestinal).

O ano de 2006 foi caracterizado um ano de muitas provações. Isto porque foi neste ano também que faleceu o pai de Ana por conta de um enfisema pulmonar. [ colocação na 1° postagem, onde Ana fala de sua 'ausência' na vida familiar] . Numa das vezes que ela teve alta ainda conseguiu ficar um tempo com o pai, antes de ele falecer, . A notícia foi um baque para a jovem, que dois dias depois voltou a Porto Alegre. "E a mãe dela sempre junto. Mesmo sofrendo, ela dava forças". A partir daí muitas internações se seguiram. Os exames, as consultas e as viagens à capital gaúcha se tornaram frequentes. E as mudanças a cada novo dia também. 


Depois de ter trancado por um semestre a faculdade, Ana retornou à mesma e com muita força de vontade e muita luta contra si mesma, conseguiu finalmente realizar o sonho de se formar. Sim!! Ela iria se formar em agosto de 2008. Porém muitas coisas haviam mudado na cabeça da menina, os seus sonhos foram jogados longe e ficaram para trás após tanta mudança. Mas nesse momento o único sonho dela seria conseguir fazer uma festinha de formatura e comemorar ao lado das pessoas importantes essa grande conquista. 

PS: No próximo post, será relatada a história linda e emocionante da 'gata borralheira' que virou a legítima Cinderela no dia de sua formatura. Aguardem...

Ana Paula Gewehr Heinze- 2018

Um comentário:

  1. Acompanhei essa história real, juntamente com inúmeras outras pessoas. Na verdade, assim foi o começo, mas os acontecimentos se transformam, os valores e os sonhos se redimensionam. Sempre uma nova surpresa. O corpo, a mente e o espírito precisam cada vez mais aprender a lutar, superar a etapa e se reerguer.

    ResponderExcluir

Aprendendo com o Lúpus © Copyright 2015 - 2017. - Versão Lovely. Ilustração Angie Makes. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.